Histórico

Cônego Antônio Mendes foi o primeiro Capelão da UFV, exercendo o ofício durante 34 anos.

A Capelania da Universidade Federal de Viçosa foi fundada em 1950, pelo saudoso Pe. Antônio Mendes (03/08/1914 – 22/01/2002), sacerdote que figura entre os personagens mais notáveis da UFV. “Essa realização se torna possível mediante entendimentos articulados por ele entre o Arcebispo de Mariana, Dom Helvécio Gomes de Oliveira, da parte da Igreja, e, da parte do Estado de Minas Gerais, o Reitor da UREMG, Joaquim Fernandes Braga, o Secretário de Agricultura,  Américo Gianetti, e o Governador do Estado,  Milton Campos. Desse modo, é criada a Capela de São Tomás de Aquino no campus da UREMG”. Foi criada também, na mesma ocasião, a Conferência  Vicentina de São Tomás de Aquino, com professores, alunos e funcionários da Instituição. (Informações do Site Personagens da UFV.)

Enquanto Capelão da UFV, Cônego Antônio Mendes se notabilizou como fiel sacerdote, demostrando impecável zelo e amor no desenvolvimento das atividades espirituais, litúrgicas e sacramentais, e entusiasta educador, desbravando novos caminhos no ambiente universitário e em outras áreas da educação. “Bacharel em Direito e professor universitário, participou de órgãos colegiados e foi professor dos cursos de Economia Doméstica, Administração do Lar e do Agrotécnico, do Colégio Universitário e da Engenharia Florestal, lecionando disciplinas como Política, Sociologia, Psicologia, Português, Ética, Geografia, Legislação Florestal, Administração e Literatura. (…) Lutou e obteve, com o seu reconhecido prestígio, verbas para a construção de edifícios da Universidade Rural e iniciou um trabalho extensionista que resultou na fundação e direção de dezesseis ginásios na Zona da Mata e no Sul de Minas, entre os quais o Raul de Leoni, em Viçosa, gratuito para jovens oriundos de famílias de pequena renda. Deu assistência espiritual ao Centro de Treinamento de Professoras Rurais, na antiga Colônia Agrícola Vaz de Mello, no Colégio de Viçosa, no bairro Bela Vista, no Patronato Agrícola, no distrito de Cachoeira de Santa Cruz e no Lar dos Velhinhos, foi vice-prefeito de Viçosa (1973-1976) e um dos que mais lutaram pela construção do Hospital São João Batista”, escreve José Mário da Silva Rangel.

A partir de 1984, Pe Sebastião Luis Nogueira assume a função de Capelão da UFV. Ordenado sacerdote no dia 30 de junho de 1983, em Raul Soares MG, sua terra natal, Pe. Sebastião foi designado por Dom Oscar de Oliveira, então Arcebispo de Mariana, para suceder Cônego Antônio Mendes na missão evangelizadora junto à comunidade acadêmica. Em 1988, assumiu também a Paróquia Santo Antônio, em Teixeiras MG. A partir desta data passou a exercer simultaneamente as funções de Pároco e Capelão. Por alguns anos, foi também Pároco da Paróquia São Sebastião, em Pedra do Anta MG.

Pe. Sebastião, grande devoto do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria, foi exímio promotor da devoção mariana e do culto ao Santíssimo Sacramento, propagando no ambiente universitário a Adoração a Jesus Eucarístico, sobretudo nas Missas dominicais. Imprimiu a espiritualidade mariana na Capela da UFV, conferindo-lhe o título de Capela do Imaculado Coração de Maria.

No dia 10 de março de 2019, em Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, assume o ofício de Capelão da UFV o ex-aluno do Curso de Agronomia, Pe. Paulo Vicente Ribeiro Nobre. Pe. Paulo Nobre foi ordenado presbítero no dia 10 de maio de 1997. Na Arquidiocese de Mariana atuou como: Vigário Paroquial das Paróquias Nossa Senhora de Fátima e Santa Rita de Cássia, em Viçosa; diretor e professor do Instituto de Filosofia São José e da Faculdade Dom Luciano, diretor da Editora Dom Viçoso, em Mariana; diretor do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto. É um dos fundadores da Fraternidade Pequena Via, instituição religiosa localizada em Nova Viçosa que, mediante diversas parcerias, direciona os trabalhos realizados na APOV (Associação Assistencial e Promocional da Pastoral da Oração de Viçosa), organização filantrópica fundada pela ex-professora da UFV, Leda de Bittecourt Bandeira, falecida em 2003.

No âmbito eclesial, a Capelania da UFV está vinculada à Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Por esta razão, Pe Paulo Nobre foi também nomeado Vigário desta Paróquia.

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados